4 passos para comprar na Internet com segurança

quarta-feira, abril 24, 2019


A primeira vez que comprei na internet foi no AliExpress, um site famoso da China que demora uns 3 meses para entregar os produtos (mas, quase sempre chega, só perdi uma compra no site e, mesmo assim, fui reembolsada ♥). De lá para cá, muitas coisas mudaram, mas esse foi o primeiro passo para que eu ganhasse confiança e know-how em compras na internet.

Já negociei com gringos, já perdi compras, já tive boleto clonado, já... muitas coisas! Mas, extrai aprendizados de cada uma dessas experiências negativas e hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas para vocês aproveitarem essa funcionalidade da melhor forma.

1. Confirme todos os dados do vendedor

Se é a primeira vez que você compra e você ainda não conhece  a loja, é de suma importância que você cheque todos os dados. CNPJ, endereço, eu procuro até no Google Maps para ver se realmente existe aquela empresa naquele endereço.

- Mas, e se a loja mudou de endereço e ainda não atualizou o site?

Realmente, isso pode acontecer, existem exceções. Então, é sempre bom olhar as mídias sociais da marca. Atualmente, elas são os principais meios de divulgação e, no caso de mudança, certamente haverá um aviso lá para os seguidores. 

2. Pesquise, pesquise e pesquise

Já checou todos os dados? Agora é a hora de ver o que as pessoas estão dizendo. Graças à Internet, temos acesso a opiniões do mundo todo e conhecer as experiências de outras pessoas. Eu, por exemplo, sempre olho o que os clientes estão comentando nas redes sociais da loja. Geralmente, quando ocorre algum problema, é para lá que os consumidores correm para cobrar uma solução. 

O Youtube também é uma excelente fonte de pesquisa, sempre tem gente compartilhar suas experiências por lá e você pode encontrar alguém que comprou na mesma loja que você está interessado (a). Enfim, tudo que puder pesquisar, PESQUISE!



Sempre que possível, procure também pelo que você quer comprar em lojas físicas, tanto para comparar os preços como para ver pessoalmente se é isso mesmo que você quer (modelo, cor, tamanho, etc). Isso pode ajudar muito na decisão, ver pessoalmente e não somente na tela do computador. Meu pai já desistiu de comprar um tablet, porque quando viu pessoalmente percebeu que era pequeno demais para o que ele queria. #ficaadica

3. Veja as recomendações e avaliações 

Procure pela empresa em sites de avaliações, como o Reclame Aqui, Ebit, entre outros. Veja quantas respostas foram solucionadas e se as pessoas recomendam para outros usuários. O próprio Google e Facebook também abrem espaço para que as pessoas deixem suas opiniões e isso ajuda muito o consumidor.

4. Pesquise cupons de desconto

Por fim, tem coisa que ganhar desconto e economizar ainda mais? Então, a dica de ouro é: procure loucamente por cupons de desconto. Existem vários sites que oferecem esse serviço e um exemplo disso é o Cupom Válido. Eles reúnem vários cupons e basta entrar no site, digitar o nome da loja que você deseja, que eles vão mostrar todos os descontos disponíveis no momento, tem até a data de atualização para você não ser enganado com cupom antigo.

Eles também possuem parcerias com várias lojas como Zattini, Americanas, Amazon, entre outras, então, vale a pena dar uma olhada antes de finalizar sua compra, vai que você encontra um desconto bem bacana por lá. Custa nada tentar!

Além do mais, nenhuma empresa vai se associar com quem não confia, então cupons de descontos com terceiros são um ótimo sinal e agregam mais credibilidade.


Essas foram as minhas 4 dicas para ajudar você que ainda sente um pouco de receio em comprar na internet. Te garanto que depois que você aprender e encontrar os sites confiáveis, você vai querer comprar TUDO online. Deixe aqui nos comentários a sua experiência de compra, também quero saber de você!



Aqui também tem um post falando sobre o Compra Certa, uma loja virtual com preços de fábrica das marcas Brastemp, Consul, Kitchen Aid, entre outras. O site é super confiável e conto tudo sobre ele aqui: http://www.milvezessim.com.br/2017/11/o-site-compra-certa-e-confiavel.html

Confira tudo e boas compras! ;*


You Might Also Like

0 Comentários