Almofadas: Uma grande aliada na decoração!

quinta-feira, outubro 06, 2016

  * Essa matéria é uma colaboração de Emily Veras *

Oi noivinhas, estou de volta!
E, mais do que isso, trago pra vocês mais uma super dica de decoração. Hoje, falaremos sobre as almofadas. Elas são uma peça coringa no quesito decorativo e multifuncional. Podemos constantemente apreciá-las em salas de estar (no sofá e/ou no chão sobre tapetes), como também em quartos (sobre camas), em varandas e, até mesmo, em mesas de jantar (sobre as cadeiras), deixando sempre o ambiente leve e moderno.

Por esta razão, mostrarei, de forma prática, como usá-las em cada ambiente e dar algumas dicas para te ajudar nessa grande tarefa!

- De forma geral, a cor das almofadas precisa combinar com o sofá, com a parede e objetos em geral?

Sim! Porém, te aconselho a escolher uma paleta para o ambiente que tenha uma aposta de cores complementares, análogas ou decompostas complementares, com a ajuda do círculo cromático, também conhecido como roda das cores.


Vou explicar: Você já reparou que um ambiente nem sempre as cores se “combinam”, mas harmonizam perfeitamente? Ou que aparenta estar tudo na mesma cor e o que muda é a tonalidade? Ou até uma mistura dessas duas opções? Essa é a função do circulo cromático: harmonizar cores diferentes, unir várias tonalidades aproximadas (tom sobre tom) ou ambas entre si, te dando um leque de opções de cores harmoniosas para seu ambiente.

As cores complementares são as que possuem mais contraste entre si e estão em posições opostas (respeitosos 180°) no círculo cromático. 

As cores análogas são as mais próximas entre si, ou seja, se encontram lado a lado no círculo cromático. A dica é: Escolha sempre um tom neutro como base e vá combinando as próprias cores entre si. Lembrando que, cores neutras casam com todas as cores e tonalidades.

Já as cores decompostas complementares, são uma harmonização feita entre uma cor contrastante e duas cores análogas. Essa combinação é ideal para criar um ambiente vibrante e harmônico ao mesmo tempo. Na imagem abaixo, azul escuro e laranja são complementares, já o vermelho e amarelo são análogas.

O circulo cromático funciona pra todos os tipos de ambientes, objetos e acessórios que se deseja harmonizar!
 
- Sobre estampas: podemos misturá-las ou devemos usar uma só?

Independente da proposta do ambiente, a mistura de estampas é sempre muito bem-vinda. Agora,o que não pode é haver uma disputa entre elas, é sempre necessário que elas se complementem.

Há também as almofadas divertidas, que são sempre uma graça, seja com estampas de bichinhos, palavras, bordados, plumas, etc. Elas têm um estilo jovial e deixa o ambiente muito charmoso e criativo. Elas podem ser acompanhadas de listras, estampas geométricas, lisas ou florais.

- Como usar almofadas na mesa de jantar?
Meus amores, o que não falta é criatividade e estilo. Não é de hoje que surgiu a ideia de usar a peça no conforto das mesas, deixado-as completamente charmosas. A dica é: Aposte em cores vibrantes, com textura lisa, se a cor base da mesa e cadeira for neutra (como madeira, transparente, preto e branco, etc.). Ou cores neutras, se a cor base da mesa e cadeira for vibrante. Equilíbrio é tudo!

- E na varanda, dá pra usar?

Sem dúvidas! Normalmente, esse lugar é projetado pra trazer muito conforto e, independente do tamanho da varanda, as almofadas ganham nota 10 nesse quesito. Elas podem ser usadas sobre cadeiras, dentro de redes ou até mesmo como uma "espécie de puff" no chão.

Caso, o tempo te deixe acostumada e enfadada daquelas estampas. Troque as fronhas, se divirta e seja feliz!

Obs: Colorir e desconectar o estilo do ambiente torna tudo mais jovem e menos enjoado com o tempo. Pois, até a mudança de posição e/ou o acréscimo de outra estampa, dar o toque de mudança (que nós, mulheres, adoramos!).

Então, é isso, noivinhas. Espero que tenham gostado. Observem bem os exemplos e adaptem sempre de acordo com o seu gosto, estilo e criatividade.

Um beijo,
Emy Veras

You Might Also Like

0 Comentários