Vamos Viajar: Alter do Chão (Pará)

segunda-feira, abril 18, 2016


Olá Pessoal! Hoje estou aqui para falar sobre um destino pouco visitado pelos brasileiros, mas que merece ser explorado. O local tem o apelido de Caribe Amazônico e em 2009 recebeu o título de melhor praia do Brasil pelo jornal inglês The Guardian. Eu estou falando de Alter do Chão! Uma aldeia de pescadores localizada a 35 quilômetros da cidade de Santarém no Pará.


Alter deve ser visitada quando as águas do rio Tapajós baixam, entre os meses de agosto e janeiro. Formam-se bancos de areia branquinha e praias de água doce cristalina. O cenário é paradisíaco e de uma beleza única! Eu e meu marido (na época noivo rs) visitamos em Setembro de 2015. Pegamos um voo saindo de Recife para Santarém e chegando lá contratamos um serviço de transfer para Alter do Chão (trajeto de 40 minutos aproximadamente)

Ficamos hospedados na Pousada do Tapajós, localizada a poucas quadras da praça principal do povoado onde estão os melhores bares, restaurantes e centros de artesanato. O atendimento na pousada foi excelente e o café da manhã sem muita fartura, porém o suficiente para começar bem o dia. A área externa da pousada é uma delícia! Eles possuem um espaço com redes onde você pode descansar e estar em contato com a natureza. Bom demais!

Pousada do Tapajós

Durante o dia, a melhor programação é curtir praia e provar as delícias da culinária local à base de peixes. Também não deixe de experimentar as frutas da região. Especialmente o açaí! No momento não me recordo os nomes exatos dos bares e restaurantes que visitamos, mas ao chegar à rua principal é muito fácil localizá-los.

A praia que é cartão-postal da cidade e mais procurada pelos turistas, localiza-se na Ilha do Amor. Lá você encontra uma ótima estrutura para aproveitar o dia. A ilha possui barracas que servem almoço, petiscos e bebidas, além de disponibilizarem mesas e espreguiçadeiras para você relaxar! A Praia do Cajueiro (ao lado da Pousada Tapajós) também é bastante procurada, com uma ótima estrutura, lá você encontra os famosos bolinhos de piracuí e o tucunaré na chapa. 

Ilha do Amor

Ao entardecer, a dica é embarcar nas canoas dos nativos e atravessar o Tapajós em busca do melhor ângulo para apreciar o pôr do sol. Nós fomos curtir este momento no Pontal do Cururu e eu fico até sem palavras para descrever tamanha beleza! Foi o pôr do sol mais lindo que já assistimos! Vale muito a pena ir até lá. O local não possui estrutura para turistas, então leve seu lanche e bebidas se quiser. 

Pontal do Cururu

Alter do Chão é um local rústico, porém com ótima estrutura para atender ao turismo e é bastante frequentado por turistas internacionais. É um pedacinho da nossa Amazônia onde você pode aproveitar a natureza confortavelmente! 


Espero que tenham curtido as dicas sobre Alter! Se quiserem saber mais sobre outros destinos, vejam minhas viagens para o Chile (minha lua de mel \o/) e para Morro de SP.

Ah, e quem quiser mais detalhes sobre a viagem é só me procurar!

Beijos,
Carol  Minhas mídias sociais: FACEBOOK | INSTAGRAM 

You Might Also Like

0 Comentários