Tudo que você quer saber sobre Local e Buffet para Casamento

quarta-feira, novembro 25, 2015

Bom dia gente, que tal tirarmos algumas dúvidas sobre local e buffet para casamento? Fizemos perguntas há algumas empresas de Campina Grande e região, e elas estão entre as melhores, o IS Risto, Spazio Famiglia Tocchetto e o Grand Château.

● Por que o serviço especializado de local e buffet são tão importantes? 

O Chef Beto Urtiga nos explica que o "buffet é responsável por 40% ou 50% da despesa de um casamento. O serviço é personalizado, ou seja, todo evento é diferente do outro. [...] O Local tem que atender a acessibilidade dos convidados, tem que ter wifi livre, serviço de monitorização por câmera, beleza e conforto para os convidados". No caso, são simplesmente os serviços mais importantes durante a comemoração. 

● Utensílios para mesa (taças, copos, pratos, talheres, etc.), mesas e cadeiras são geralmente incluídos no pacote? 

Os três profissionais afirmaram que sim, Izabelli do IS Risto até nos esclareceu que um: "buffet completo com padrão de qualidade tem todos esses itens inclusos no seu serviço. Exceto quando a noiva, quer um tipo de cadeira diferenciada, então, faz-se a locação por fora". #fikdica

Espaço do IS Risto

● Quantos cardápios são disponibilizados para escolha geralmente? Os noivos podem pedir pratos exclusivos para a sua festa? 

Graças a Deus nenhuma das empresas impõe dificuldades aos noivos, Flávio da Sapore D'Itália (Spazio Famiglia Tocchetto) conta como funciona por lá: "Sugerimos três tipos de pacotes e a partir daí montamos o cardápio baseado nas escolhas dos noivos. Eles podem pedir sim pratos exclusivos, e provam o cardápio após a escolha, eliminando assim, qualquer dúvida existente".

● É responsabilidade do local garantir que nenhum imprevisto como falta de energia ou água atrapalhem o andamento da festa? 

A questão é bem simples, o local jamais deve permitir que falte água para o evento, contudo, com relação a energia Izabelli relata que "nem todos os locais possuem gerador, então isso deve ser comunicado aos noivos para que eles estejam conscientes disso e queiram optar por alugar ou não no dia da festa, porém o lugar deve estar com todas as suas instalações elétricas em perfeito estado de funcionamento e ter um eletricista de plantão para qualquer eventualidade", já Flávio falou que na Sapore D'Itália, eles possuem "uma reserva de água grande, um poço artesiano e um pequeno gerador que ilumina o local, mas para uma garantia total indicamos um gerador maior que fica de prontidão na rua em frente ao evento".

Espaço do Spazio Famiglia Tocchetto

● Quais os tipos de serviços o local disponibiliza durante a festa (zelador, manobrista, segurança, etc.)?

Questão importante, pois são muitos os serviços necessários para o bom andamento de uma festa, então, é preciso saber quem você terá que contratar por fora, mas cada uma das empresas possuem espaços e contratos diferentes, então, vou listar o cada um nos informou.

No Grand Château, Chef Beto disse que dispõem de "wifi, equipe de limpeza e segurança", já a Spazio Famiglia Tocchetto oferecem dentro do contrato: "segurança, porteiro, segurança para os carros, gerente de salão e brigada de garçons", por fim e não menos importante, no IS Risto, Izabelli explicou que os "serviços de manobrista e segurança são de responsabilidade da contratante, no caso da noiva. Temos segurança armada no local, porém a segurança do evento deve ser contratada por fora, bem como os manobristas caso a noiva tenha interesse em colocar".

Chef Beto Urtiga

● Como funciona geralmente a cobrança da quebra de algum objeto?

Bem amigas, essa é uma situação bem chata, eu imagino, mas sabemos que os proprietários do local não têm culpa caso algum dos seus convidados acabe quebrando objetos. As empresas explicaram que será necessário sim, que a noiva restitua por alguma quebra ou desvio de material.

● Até quanto tempo antes da festa os noivos podem aumentar o número de convidados?

Em média, você deve avisar ao buffet uma semana antes da festa, mas se o aumento for muuuuito grande, Flávio explica que é necessário "pelo menos 15 dias de antecedência para contratação de pessoal de atendimento".

● Se no dia tiver mais convidados que o combinado, como acontece a negociação?

Em suma, os noivos deverão pagar por cada convidado a mais, e o valor será de acordo com o contrato. Contudo, é ideal que essa situação não aconteça, pois pode fazer com que a qualidade do serviço diminua, já que a equipe não estava contando com essa quantidade superior de convidados.

● Como funciona a alimentação dos funcionários dos outros serviços que estarão trabalhando no evento? 

Pfv, né? Não dá pra matar de fome aqueles que estão trabalhando para deixar o seu dia perfeito, por isso, é importante saber como o buffet cobra pela alimentação desses incríveis/amados profissionais, ah e não esquece de perguntar o que terá para o cardápio deles também, pois se todos comerem bem, todos trabalharão bem!

Izabelli disse: "geralmente cobro uma taxa simbólica por esses profissionais que estão trabalhando, apenas para cobrir o custo mínimo", já Flávio cobra "a metade do valor do buffet por pessoa que trabalha no evento, que não seja contratado por nós, ex: fotógrafos, cerimonial, banda, etc.".

● É cobrada a hora extra dos funcionários que estão na festa? Se sim, como funciona?

Bem, amiga, fique atenta, pois cada local funciona de um jeito diferente. Lá na Spazio Famiglia Tocchetto, o "contrato padrão tem estipulado que a festa terá 6 horas de duração, podendo estender-se até 7h sem custos, a partir de 7 horas cobramos uma taxa de R$300,00 por hora extra para cobrir despesas de mão de obra", no entanto, no Grand Château, o horário estipulado para o fim da festa é de até 04h00 horas da madruga. 

Então é isso. 

Pfv, leia com atenção todas essas respostas e use essas informações para conversar antes de fechar o contrato. Tenha bastante cuidado, pois buffet é algo que gera realmente um custo alto, por isso, desconfie daqueles que fazem um preço muito baixo, essa empresa provavelmente não vai entregar uma comida de qualidade. #fiqueligada :*

Beijocas,
Gesika.

You Might Also Like

1 Comentários

  1. Meninas amei esse post sobre local e buffet! Bjos
    Elaine

    ResponderExcluir